terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Começo...

Durante a investigação sobre nota de enciclopédia, as crianças desenvolveram um trabalho de pesquisa no laboratório de informática. Lá tiveram contato com uma diversidade de plantas medicinais, observaram a fotografia e algumas curiosidades. Após decidirem qual seria a espécie escolhida para o seu estudo, iniciaram o planejamento, e cada versão escrita, foram refinando ainda mais suas produções, até a sua finalização.Pesquisaram também como implementar e cuidar de uma horta, já que na qualidade de gerenciadores precisavam saber como procederiam.Em uma entrevista realizada com o grupo 9, ampliaram suas idéias sobre esse projeto tão interessante. Trabalharam de maneira interdisciplinar, as áreas de Língua Portuguesa, com a escrita da nota, Matemática, com grandezas e medidas e em Ciência Naturais, realizaram diversas experiências em laboratório.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Anis por Juliana Oliveira







As sementes de Anis facilitam a digestão e são muito apropriadas para crianças pequenas que sofrem diarréia.
A planta de Anis é cultivada ficando acima do solo com muito sol, ela é longa e muito macia.
Serve para: Mau hálito, cáries e pratos com frutos do mar, a planta de Anis também ajuda na saúde, e ela tem ácido covical.
Ela também serve para fazer sabonetes, xampu, condicionador e também para fazer licores.


Canela por Henrique Sampaio


A Canela é uma árvore originaria do Ceilão da Birmânia e da Índia. É conhecida a mais de 2.500 anos a.C pelos chineses. Seu nome científico ”Cinamomun Zeilanicum Bryen” segundo referências científicas é derivada da palavra indonésia"Kayu Manis" que significa “Madeira Doce” mais tarde recebeu o nome Abreu "Guinanon", que evoluiu para o grego "Kinanon". Ela serve para fazer chá, e outros remédios.

A Canela é um especiaria ligada ao amor, sendo empregada muitas vezes como ingrediente para perfumes para conquistar a pessoa amada.

A Canela era a especiaria mais procurada da Europa.

Arruda por Vanessa Daltro


A arruda é uma planta muito resistente.
A arruda é, ainda, muito usada na medicina popular para aliviar dor de cabeça e, segundo os especialistas, isso pode ser explicado porque ela apresenta um óleo essencial.
A arruda é usada como chá, sabonete, shampoo, condicionador, remédios e etc..
É conhecida como arruda-dos-jardins, arruda-fedorenta e arruda-cheiro-forte.
Na idade Media, época que se se acreditava que bruxas só poderiam ser destruídas com grandes poderes de o fogo, a arruda reafirma sua fama, pois seus ramos eram usados como proteção contra feiticeiras.

Camomila por Marina Pimentel


O nome científico dessa planta é Matricaria Chamomila.

Uma das características físicas dessa planta é a altura. Ela pode crescer até a 20 cm de altura. Ela veio da Espanha.

Ela pode ser plantada botando as sementes na terra e molhando todos os dias.

Ela é uma planta herbácea.

Ela é usada para fazer travesseiro, remédio e chá. Ela é usada como calmante e dá sono. Ela é boa para dor de cabeça, atrair sorte e dinheiro.

Alfavaca por Beatriz Araújo


A alfavaca além do nome dela ser alfavaca tem outros nomes ex: Ocimum Basilicum, alfavaca-cheirosa, manjericão-grande, manjericão-das-cozinhas e basilicogrande.
Ela é utilizada para tratar de má digestão, vômitos, náuseas, flatulência, doenças dos intestinos e rins, febre, falta de leite materno, afecções bucais (halitose), queda de cabelo e tuberculose pulmonar.
A alfavaca também é usada para fazer uma comida: você pode utilizar está planta em forma de salada. Enrole as folhas, corte-as finas e tempere com limão. É uma delicia!
Usa-se o cozinhamento das folhas em banhos, emplastros e bafos, no tratamento de reumatismo, inflamação dos testículos, paralisia, pernas inchadas, cálculos e cólicas renais.
Internamente, o chá em infusão para areia dos rins, tosse convulsiva e irregularidade menstrual, angina, ajuda o estômago, diurético, estimulante, sudorífico.
5 g de folhas para meio litro de água fervente.

Hortelã por Guilherme Sarmento


A hortelã é uma ótima planta e faz bem para gente. Tem boa saúde quem a usa.
Ela também não é tão fácil de achar. Também ela é tecnicamente importante, e ela também é ótima para nós e é fácil de plantar.
Também temos que sempre dar água para ela, também não cortá-la com uma tesoura .
E a hortelã serve para dores tipo: picadas de abelhas, resfriado e gripe.


Anis por Mariana Guanabara


O anis serve para fazer licor, sabonete, shampoo, condicionador.
E é recomendado para cólicas, flatulência, prisão de ventre e facilita a digestão.
As sementes de anis facilitam a digestão e são muito apropriadas para crianças pequenas que sofrem diarréia.
As folhas de anis são cheirosas, deixa o corpo macio e você relaxa com as folhas de anis.
A planta de anis cultiva ficando acima do solo com muito sol e água, ela é longa e muito macia.
Ela também ajuda na saúde.
Ela tem ácido e covical.
Digestivo, expectorante, alivia a flatulência, carminativo tônico estomacal, anti-espasmódico, regulariza as funções menstruais, é um excelente desinfetante.
O uso do fruto-semente desde que dentro das doses recomendadas não tem contra indicações.
Ocasionalmente podem ocorre reações alérgicas na pele, trato pulmonar e gastrointestinal.

Alecrim por Lucas Santos




O Alecrim é uma planta macia e cheirosa e ela serve para fazer chá.
O alecrim (romavinua officinale) é um arbusto comum na região do mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude.
As flores unem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada.
O alecrim serve para culinária e religiosa e perfumaria e água-de-colônia.

Camomila por Rachel Silva


A camomila pode surpreender por suas utilidades: além de ornamentar, produzir um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos.

Trata-se de uma erva muito antiga. Os antigos egípcios tratavam de um doença semelhante a Malária com o chá de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho que era usado como digestivo.
Originária da Europa.
Popularmente a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônia, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas.
O conhecido chazinho acalma as cólicas ou ajuda na higiene limpando as costinhas da cabeça.

A camomila é uma planta herbácea.

Hortelã por Fellipe Santana


Planta utilizada desde a antiguidade, com a sua origem confundida com os mitos. A hortelã era muito usada pelos Egípcios, Hebreus, Gregos, Romanos e Americanos. Durante o século IX foram introduzidas na Europa muitas variedades.
A plantação: na primavera ou outono.
Luz: ½ sombra
Temperatura: Clima temperado, tolerante ao frio e as geadas.

Camomila por Diana Costa




A camomila é uma planta herbácea.
A camomila é longa e, em média, mede de 30 a 50 cm de altura. Essas plantas podem ser encontradas na Europa desde que o clima não seja muito quente.
A camomila dá para fazer chá para dores de estômago e calmante. E o xampu de camomila serve para clarear os cabelos. É muito usada em diferentes lugares, por exemplo, os antigos egípcios trouxeram uma doença semelhante a malária com o chá de suas flores.

Alfavaca por Rodrigo Nogueira


Usa-se o cozimento das folhas em banho.

A Alfavaca é uma linda planta, é macia e a família dela é chamada Lamiaceae.

Cura a gripe, febre e ele tem outros nomes: remédio de vaquero, manjericão de larga.

Usada em banhos, no tratamento do reumatismo, de cálculos e cólicas renais e é um dos poucos recursos que temos para baixar a taxa de ácido úrico. Costuma-se retirar suas primeiras florações para aumentar o número de folhas e o ciclo da planta.

Capim Santo por Júlia Hereda


O capim santo é utilizado como refrigerante para combater febres, fungos, gases intestinais, dores musculares e torceduras. Contém Citral, substância também encontrada na mélica, que lhe confere propriedades calmantes e sedativas. Usa-se os óleso essenciais, no preparo de infusões ou o seu rizoma.]Não é necessário ferver muito, mas deixar a água fervente para liberar os princípios ativos, para isso bastam 10 minutos de calor ou fervura.

Hortelã por Luana Oliveira


Todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A, B e C minerais (cálcio), fósforo, ferro e potássio: Exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades antisépticas e ligeiramente anestésicas. Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Bom para dores de cabeça e juntas doloridas.

Curiosidades: Na Nova Inglaterra é conhecida como folha bíblia, pois era utilizada para marcar as páginas da bíblia no culto dominical, e os fiéis marcavam suas folhas para afastar o iom.

A aromaterapia fortalece a auto-confiança, dissolve pensamentos negativos, medo e egoísmo.

Camomila por Yuri Reis


A camomila (matricaria chamomila) pode surpreender por suas utilidades e além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. Ela cresce até 3, 50 cm, serve para fazer chás.

Ela é usada para fazer: Chás, shampoos para clarear os cabelos e Sabão.

O plantio desta planta é o ano todo.

O nome cientifico dela é Matricaria Chamomila.

Use flores secas de camomila para fazer travesseiros.

Seu aroma delicado e suave ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade. Para combater inflamações e inchaços dos olhos recomenda-se aplicar compressas com o chá de camomila.

Utilize um pano bem limpo, embebido no chá morno e coloque suavemente sobres os olhos.

Erva Cidreira por João Victor Oliveira

A erva cidreira é uma planta muito grande. Ela gosta de terra funda. Ela é macia e é boa para fazer chá e suco.
Serve para tomar banho e é muito bonita.
Ela serve para comer.
Ela é fácil de plantar.

Confrei por Bruno Socorro




O Confrei é uma planta medicinal e ela serve para dor de cabeça e dor de barriga.
Ela é encontrada nos matos e em hortas.
Ela também serve para tecidos ex: cortinas e papelão.
Características básicas: ela é macia, longa e tem espinhos.Adicionar imagem
Se você quer planta você precisa de água, semente e adubo.
Ela também serve para sabão e xampu.
Ela è muito encontrada na Bahia.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Boldo por Matheus Duarte


O boldo pode ser cultivado em toda a região do Brasil.

Essa planta é da terra.

Ela pode curar a digestão de gorduras que vão ao nosso estômago.

Ela pode fazer chá.

As características físicas dela: macia e verde.

O boldo-da-terra pode ser cultivado em toda região do Brasil. É muito resistente sendo sensível somente as geadas.